Tableau nas Redes Sociais
ico face regular centro ico face regular rony ico face tecnico
 Centro Rony Técnico
 UNIDADE CENTRO

(12) 2131-3850

 UNIDADE JARDIM RONY

(12) 3133-2122

 

 

 

O ensino ministrado no Colégio Tableau é voltado para a formação do cidadão ético e autoconfiante, que tem capacidade de se relacionar com os outros; propicia vivências e atividades que desenvolvam as habilidades empreendedoras em todas as disciplinas, sempre com a preocupação da qualidade da formação de seus alunos.

A proposta pedagógica do colégio está pautada na metodologia sócio interacionista Segundo Jean Piaget e Lev Semenovich Vygotsky, os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cerca e a relação dele com o mundo é sempre mediado pelo professor. Seu papel é o de propor atividades que levem o aluno a buscar informações, propor soluções, confrontando-as com as de seus colegas e defendê-las tornando-o assim o protagonista de seu próprio aprendizado. Acredita-se que a criança aprende através das relações que estabelece com o mundo que a rodeia, com o conhecimento produzido pela humanidade e com as outras pessoas, através de atividades e projetos oferecidos pela escola. A linguagem é o elemento de mediação entre as relações sociais e aprendizagem. Seu papel é definitivo na organização do raciocínio, desenvolvendo a atenção, a memória e a formação de conceitos. A interdisciplinaridade envolve uma parceria entre docentes e alunos, buscando estabelecer elos entre as disciplinas e os projetos. Estas devem ser vistas como meio para que o aluno atinja sua formação para a vida e para o sucesso profissional.

O enfoque é dado ao ensinar a aprender, a estudar, a pensar, de modo que o aluno possa exercitar-se no uso das múltiplas linguagens e de suas novas tecnologias para posicionar-se diante da informação e interagir com o meio físico e social.

 

Metodologia:

O ensino ministrado no Colégio Tableau é voltado para a formação do cidadão ético e autoconfiante, que tem capacidade se relacionar com os outros, embasado em seus valores e na construção de uma cultura empreendedora.

Sendo o trabalho do professor um caminhar com o educando enquanto elemento mediador da construção do conhecimento, faz-se necessário valorizar a bagagem que a criança/adolescente traz de suas experiências de vida.

A ação do professor de como ensinar desenvolver-se-á a partir dessas diretrizes, favorecendo uma prática crítico-criativa, onde o professor sinta-se desafiado a criar um ambiente desafiador onde o aluno encontre soluções para os problemas surgidos.

As aulas deverão levar o aluno a pensar, a argumentar, a contrapor, enfim a operacionalizar os conteúdos, numa ação problematizada e problematizadora, tornando-o protagonista de seu próprio conhecimento. 

 

Avaliação:

O sistema de avaliação do colégio prevê duas possibilidades:

  • Deve possibilitar ao professor:

Definir prioridade, fornecer elementos de reflexão sobre sua prática, criar novos instrumentos de trabalho e retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou do grupo.

  • Deve possibilitar ao aluno:

A conscientização de suas conquistas, de suas dificuldades e de suas possibilidades para a reorganização de seu investimento na tarefa de aprender.

Daí a importância de ser feita sua auto-avaliação.