O ensino ministrado no Colégio Tableau é voltado para a formação do cidadão ético e autoconfiante, que tem capacidade de se relacionar com os outros; propicia vivências e atividades que desenvolvam as habilidades empreendedoras em todas as disciplinas, sempre com a preocupação da qualidade da formação de seus alunos.
A proposta pedagógica do colégio está pautada na metodologia sóciointeracionista Segundo Jean Piaget e Lev Semenovich Vygotsky, os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cerca e a relação dele com o mundo é sempre mediado pelo professor. Seu papel é o de propor atividades que levem o aluno a buscar informações, propor soluções, confrontando-as com as de seus colegas e defendê-las tornando-o assim o protagonista de seu próprio aprendizado. Acredita-se que a criança aprende através das relações que estabelece com o mundo que a rodeia, com o conhecimento produzido pela humanidade e com as outras pessoas, através de atividades e projetos oferecidos pela escola. A linguagem é o elemento de mediação entre as relações sociais e aprendizagem. Seu papel é definitivo na organização do raciocínio, desenvolvendo a atenção, a memória e a formação de conceitos. A interdisciplinaridade envolve uma parceria entre docentes e alunos, buscando estabelecer elos entre as disciplinas e os projetos. Estas devem ser vistas como meio para que o aluno atinja sua formação para a vida e para o sucesso profissional.
O enfoque é dado ao ensinar a aprender, a estudar, a pensar, de modo que o aluno possa exercitar-se no uso das múltiplas linguagens e de suas novas tecnologias para posicionar-se diante da informação e interagir com o meio físico e social.
Por que escolhemos o Sistema de Ensino Ético?
Porque proporciona um repertório de soluções integradas e um conjunto de materiais didáticos que conduzem centenas de escolas espalhadas por todo o país, a uma vivência transformadora. No Ético Sistema de Ensino, estimula a apropriação das condições necessárias para a produção do conhecimento, onde o estudante é o protagonista. E tem como o objetivo desenvolver habilidades e competência dos alunos e participação ativa do sujeito, criando situações de ensino e de aprendizagem em que o educando se sinta-se envolvido, da Educação Infantil ao Pré-Vestibular.
A nova coleção esta reformulada e alinhada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contemplando as Competências Gerais da Educação Básica, as Competências das áreas de conhecimento, Competência específicas dos componentes curriculares, Unidades temáticas, Objetos de conhecimento, e habilidades.
O Ético tem uma proposta pedagógica com foco na formação de um aluno competente para atuar em um milênio que se pretende ser marcado pela cultura da corresponsabilidade, da equidade, da ética, da sustentabilidade social e ambiental e da solidariedade, sentido mais amplo da abordagem ética. Nessas perspectivas de valores, a proposta pedagógica Ético transmite a sua essência em seu próprio nome “Ético’’.
Metodologia:
Sendo o trabalho do professor um caminhar com o educando enquanto elemento mediador da construção do conhecimento, faz-se necessário valorizar a bagagem que a criança/adolescente traz de suas experiências de vida.
A ação/reflexão/ação do professor de como ensinar desenvolver-se-á a partir dessas diretrizes, favorecendo uma prática crítico-criativa, onde o professor sinta-se desafiado a criar e a encontrar soluções para os problemas surgidos, com a participação efetiva dos alunos.
As aulas deverão levar o aluno a pensar, a argumentar, a contrapor, enfim a operacionalizar os conteúdos, numa ação problematizada e problematizadora, construindo o conhecimento num processo relacional, fazendo-o como sujeito no meio social.
Avaliação:
O sistema de avaliação do colégio prevê duas possibilidades:
- Deve possibilitar ao professor:
Definir prioridade, fornecer elementos de reflexão sobre sua prática, criar novos instrumentos de trabalho e retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou do grupo.
- Deve possibilitar ao aluno:
A conscientização de suas conquistas, de suas dificuldades e de suas possibilidades para a reorganização de seu investimento na tarefa de aprender, proporcionando sua autoavaliação.